Páginas

02 abril 2010

Páscoa

Na Páscoa comemoramos a paixão, morte e ressureição de Cristo e é uma data muito importante para os cristãos. Vejo como um momento de reflexão em que buscamos "matar" tudo aquilo que não consideramos parte de nossa existência, uma chance para fazer uma limpeza em nosso espírito e renovar tudo de bom que existe em nós.
No ritual católico durante os 40 dias que seguem após a quarta-feira de cinzas experimentamos a agonia, a dor, a morte, para depois comemorar a ressureição de Cristo, que vem fortalecer a nossa fé e nos encher de alegria. Somos convidados a fazer um mergulho em nossa vida e dela apresentar aquilo que realmente fará bem ao próximo e a nós mesmos.

Não estou aqui para pregar nenhum tipo de fé, afinal fé é uma experiência, fé não se enfia goela abaixo, portanto, quero só contar um pouquinho da minha experiência para quem não sabe...

..Eu frequentei durante algum tempo um mosteiro católico melquita e fiz uma experiência lá durante alguns meses, não cheguei a morar, mas passava todo o meu tempo livre no mosteiro (finais de semana, férias, feriados, etc), orando, trabalhando e me doando ao lindo trabalho que eles fazem. Na época eu queria mesmo ser "monja".

O local chama-se Vale da Páscoa, o padre que fundou o mosteiro chama-se Irmão Bernardo da Esperança e os momentos que passei lá em oração e trabalho foram um dos mais intensos de minha vida. Hoje gostaria de estar lá participando da Via Sacra, mas infelizmente não pude.

Fui navegar na página do mosteiro e vendo algumas fotos me deu uma saudade muito grande daquele tempo, das pessoas e da regra de vida.

Acordávamos todos os dias (exceto aos Domingos) bem cedo, as 05:00 h com o primeiro toque do sino, permanecíamos em silêncio e nos dirigíamos ao templo para a oração das horas, celebração e adoração do Santíssimo Sacramento. As orações da manhã chamam-se Laudes e são feitas entoando Salmos (tipo canto gregoriano), e após as laudes permanecíamos em adoração ao Santíssimo.
Aí está o altar em que ficávamos, na época não existia cadeiras, ficávamos de joelhos, sentados num banquinho bem baixinho de apoio. O templo é bem rústico e cheio de ícones.

Ao final das laudes o dia ainda estava amanhecendo, então nos dispersávamos para realizar a léctio divina (é uma reflexão sobre a leitura do Evangelho do dia), eu gostava de fazê-lo a beira do lago. Em Parelheiros, onde fica o mosteiro, é muito frio e aquela hora da manhã, quando o sol está nascendo todo o sereno da noite começa a evaporar do lago e forma uma nuvem sobre ele, é algo realmente divino! Maravilhoso!


Depois de fazermos nossa léctio divina já era umas 7:00 horas (até então não havíamos dirigido a palavra a ninguém, somente a Deus) e seguíamos para o café da manhã, somente após o início do café da manhã é que começávamos a conversar entre nós.

Aprendi muito com o silêncio!!!

Acredito que calar é a única maneira de se ouvir e ouvir a Deus, independente da forma que você o concebe.

Para aqueles que gostam, vale a pena visitar o local e participar da missa, o rito melquita é bem bonito e os padres Irmão Bernardo e Irmão Estevão são iluminados, as missas são deliciosas.

4 comentários:

  1. Lindo o mosteiro, hein !

    O consumismo da Páscoa é algo que me irrita, e que cada vez mais faz com que se perca a essência real da data. Os ovos começam a ser vendidos em fevereiro !!

    Eu não sigo nenhuma religião específica, mas acredito em muita coisa que diz o budismo ensina. Principalmente, o respeito por tudo o que é vivo, seres humanos ou animais.

    Ontem, assisti a um filme absolutamente obrigatório: "Instinto", com o Anthony Hopkins. Já tinha assistido, mas rever foi bastante emocionante. Para refletir um pouco como, na natureza está tudo certo, e como o ser humano não tem respeito por nada. Nem pelos animais e nem por seus próprios semelhantes.

    Recomendado para todas as pessoas que convivem com animais. Muito importante saber respeitar os instintos dos bichos !

    Logo mais, comentarei no meu blog...ou melhor, no blog do Cookie...rs.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o silêncio é algo essencial em nossas vidas. Tive experiência bem semelhante num retiro que fiz (e te contei, lembra?) e realmente é um presente para a nossa alma. Feliz Pascoa querida Pat e familia! Vamos fazer dessa Pascoa uma limpeza para renovar para o melhor! Bjs queridos!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, estou completamente atrasada, mas me perdoa por favor, FELIZ PÁSCOA, muita luz e prosperidade pra vc, pro Alex e suas crianças.
    Grande bj

    ResponderExcluir