Páginas

01 abril 2010

Dicas para melhorar o ambiente dos gatos

Ontem uma grande amiga me ligou dizendo que adotou um gatinho e pedindo algumas opiniões em como recebê-lo bem em sua casa.

Aí percebi que apesar de gostar de gatos, pouco escrevo sobre eles. Então, achei bom fazer uma postagem sobre dicas para gatos.

Vamos lá, ao final do trabalho tenho certeza que você irá querer se transformar num gato só para curtir a casa.


- Tenha sempre mais de um bebedouro para seu gato e ainda se tiver uma fonte de água corrente melhor ainda, gatos A M A M água corrente, pois as chances dela estar contaminada são menores do que a água parada.

- Em relação ao banheiro, é bom que se disponibilize sempre uma caixa a mais do que o número de gatos da casa (lembre-se que não é bom ter muitos gatos convivendo juntos, não é uma condição natural para eles).

- Escolha pelo menos um cômodo da casa para enriquecer e crie ambientes suspensos para seu gato, principalmente se você tiver outros animais em casa. Colocar umas prateleiras suspensas onde seu gato possa caminhar e observar a casa por cima é sensacional, eles adoram. Agora se para você tudo bem, faça isso em vários cômodos da casa, será melhor ainda.

- Uma das formas de subir nestas prateleiras pode ser, por exemplo, uma faixa de forração de carpete colada na parede, esta faixa também pode servir para você pendurar, amarrar ou enroscar alguns petiscos, assim, ele terá que escalar para conseguir pegá-los.

- Experimente arranhadores de diferentes texturas, tamanhos e posições, em pouco tempo você saberá as preferências de seu gato e poderá priorizar os tipos de arranhadores que ele mais gosta, assim, conseguirá poupar seus móveis. De preferência disponibilize arranhadores ao lado de onde o gato gosta de dormir, para quando ele acordar poder se espreguiçar e também nas passagens de um cômodo para outro, onde eles adoram demarcar território (arranhadura também é uma forma de demarcar território).

- Mantenha sempre o cantinho do seu gato em segurança, ou seja, aquele lugar que geralmente ele se esconde quando chega alguém estranho ou se sente ameaçado deve ser respeitado, não fique enfiando a mão, tentando tirá-lo a força, etc. Gatos precisam de rotas de fuga e locais em que se sintam protegidos, não "mine" seus esconderijos.

- Não deixe comida a vontade, procure um veterinário e com a ajuda dele faça um programa de alimentação adequado para seu gato (não faça isso sozinho pois é perigoso) e quando ele estiver se alimentando de forma regular e controlada, use sua alimentação para enriquecer o ambiente escondendo comida em locais estratégicos, usando bolinhas com furos e colocando a comida dentro, espalhando sobre as prateleiras para ele poder encontrá-las, etc.

Enfim, crie um ambiente estimulante para seu animalzinho.

Essas são só algumas dicas, quem quiser contribuir fique a vontade!

3 comentários:

  1. Adorei este post!
    Meu gatinho (lindo!) agradece.
    Beijos, Laura.

    ResponderExcluir
  2. Dono responsável, compra produtos de empresas responsáveis. Um arranhador mal fabricado pode ser prejudicial à saaúde do seu gatinho. A Sekhmet Design é uma fábrica de produtos felinos, confeccionados sob orientação de veterinários e especialistas em comportamento felino. Acesse www.sekhmetprodutosfelinos.com.br veja nossos modelos e solicite orçamento por e-mail.
    Saudações Felinas
    Sekhmet Design - a marca do seu gato.

    ResponderExcluir
  3. Adorei mais ainda ficou algumas dúvidas.
    Como: Todos os gatos demarcam local arranhando, o meu vai completar 1 ano, e apenas quando sobe no sofá ele dá uma esticada, não sei se é por causa do forro mais não percebo que ele arranha.
    E corto sempre as unhas dele.
    Sobre a fonte a vet. me orientou também mais não providênciei.
    E quero saber se gatos gostam de cestos e tocas?
    Se possível coloque mais sobre esses lindos bichanos
    Beijos, obrigada

    ResponderExcluir