Páginas

19 março 2010

Afastamento do Agility

Quem me acompanha talvez tenha percebido que minha velocidade em pista, que havia melhorado bastante na CBA do ano passado, foi por água abaixo neste XIBR.

Não foi a toa. Venho sentindo dores fortes no joelho, estralos e uma sensação de que numa dessas corridas meu joelho vai virar para trás. Isso me deixou bastante insegura e tentei me poupar, pressentindo o que estava por vir.

Ao sair das pistas, ouvir várias pessoas me cobrando velocidade doía muito, não me sentia nem de perto, digna de conduzir cães tão potentes como os meus. Me sentia muito mal, com a impressão de que eu não havia me dedicado o suficiente, enfim, crises existenciais.

Muitas vezes pensei em pedir para alguém conduzi-los em meu lugar, mas depois de refletir muito a respeito, entendi que não estou no esporte para ganhar medalhas e sim, para junto com meus cães, superar limites, enfrentar desafios, afinar nossa comunicação e dar a eles um trabalho delicioso.

Amo cães de trabalho, amo o drive deles, a vontade de "servir", a resposta aos estímulos, enfim, cabe exatamente no meu perfil ter cães assim. Se os seres humanos também se dividissem em linhagens eu seria uma humana de trabalho. Quem me conhece sabe que minha maior dificuldade é parar, sou literalmente hiperativa e ligada no 220V.

Durante a 1ª e 2ª etapas do XIBR tive uma piora significativa nos sintomas, sai da DW mancando e resolvi finalmente, depois de muito protelar, ir ao médico.

O primeiro médico foi um especialista em joelho e me deu uma notícia não muito boa:
Condromalácia grau IV (isso significa que praticamente não tenho mais cartilagem no joelho esquerdo, mais precisamente na patela), uma degeneração no menisco medial e um estiramento no ligamento lateral de sei lá o que!

Na verdade conclui que eu estava frita! Obviamente ele me proibiu de continuar praticando agility, me encaminhou para uma artroscopia (pequena cirurgia) e para fisioterapia.

Não aceitei o diagnóstico dele e procurei outro médico, para ouvir exatamente a mesma coisa!

Enfim, é com muita dor que admito meu afastamento (temporário se Deus permitir) do agility. Pelo menos deste XIBR já estou fora, talvez, com muita, mas muita sorte talvez consiga voltar para a CBA deste ano, já que minha consulta com o cirurgião foi marcada somente para Maio.

Agora estou me dedicando a ocupar o tempo ocioso dos meus cães, tenho os levado ao parque com bastante frequência e admito a hipótese, se for positivo para eles, de pedir para alguém conduzi-los enquanto eu me recupero, já tenho até uma pessoa em mente, é uma pessoa que já treina mas ainda não compete. Ainda estou pensando no assunto.

Amigos, tentarei frequentar os campeonatos para poder continuar respirando o agility, mas se meus cães não continuarem competindo não aparecerei com tanta frequência para não deixá-los sozinhos em casa nos dias de folga.

E aos que leem esta postagem, vai uma sugestão: Trabalhem bastante o condicionamento físico para evitar problemas desta natureza.

Um beijo a todos!

14 comentários:

  1. Poxa, que notícia :( Espero que você se recupere logo ^^
    Uma coisa que você pode fazer nesse meio tempo, tente ensinar seus cães uma condução a distância. Mesmo que quando você se recuperar não vá mais utilizar isso, aprender coisas novas nunca faz mal a ninguem né? ^^
    Melhoras e adorei as dicas que vc postou no meu blog pra Ártemis!! bjuss

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, uma pena saber disso.

    Porém você tem força de vontade, garra e, seja lá o que for que você tenha no joelho, você vai superar!!
    Boa sorte com a cirurgia, espero que dê tudo certo, e uma ótima recuperação!!

    beijos

    Samy

    ResponderExcluir
  3. Muito triste a notícia! :/ Mas é apenas temporário, depois que fizer a cirurgia e a fisioterapia vai se sentir nova! :) Faça como a Luiza falou, tente fazer condução a distância para não deixar eles parados!
    Beijos, muita sorte e melhoras! :)

    ResponderExcluir
  4. Você logo, logo estará de volta! Tenho certeza! Bjs e conte comigo!

    ResponderExcluir
  5. Que grande "M" Patricia, mas tudo dará certo com certeza. Acho que a galera do agility vai querer que você volte o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Patrícia. Que pena, né ?!

    Mas, perceverante do jeito que você é, vai tirar isso de letra.
    E, logo mais, você estará nas pistas novamente.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Patrícia que notícia! Mas faz tudo direitinho pra voltar logo! Se Ronaldinho recuperou, vc se recupera logo logo também!!! Melhoras e vê se aparece!!!

    ResponderExcluir
  8. Patrícia

    Mesmo sem grandes contatos com você, óbvio que seus cachorros me atraíram muito e comecei a torcer pelo seu sucesso que, certamente, continuará e será ainda maior após essa cirurgia com rápida recuperação até mesmo por sua hiperatividade e clara responsabilidade. São meus votos e da Ana Luiza.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa chata, Patrícia! :(
    Condromalácia realmente é um problema complicado para os joelhos e depois da cirurgia, procure um bom fisioterapeuta que vai ajudar bastante a sua recuperação.
    Foi legal dividir o pódio dessa 3a etapa com você, espero que isso volte a acontecer em breve! E que os seus pequenos não fiquem "desamparados", que vc ache alguém legal para continuar os treinos enquanto vc estiver parada. :)
    Boa sorte e beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ôh, minha amiga que chato! Mais tenho certeza que em breve você estará de volta, viu ? Ainda quero fotografar mmuuiiiitttoooo o Petraki e a Safira nas pistas ... se eu conseguir, é claro ... rs ! Não fique triste e pense sempre positivo, ok ? Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Pode estar certa que todos da familia agilitista estao na torcida pela recuperacao mais breve possivel.
    Importantissimo o seu alerta para o condicionamento fisico dos agilitistas, infelizmente somos todos atletas de final de semana, ninguem se prepara como deve, principalmente num esporte de explosao como o nosso. Fica o alerta.
    Joguei society por muitos anos e cansei de ver amigos lesando os joelhos. No agility o tempo de esposicao e' bem menor, mas os riscos sao muito parecidos. Grama sintetica trava o deslizar dos pes' consequentemente todo o peso e movimento do corpo sobrecarregam as articulacoes.
    Patricia, assim como vi amigos lesionarem, tambem os vi de volta as quadras depois de cirurgias ou fisioterapias. Tenho certeza que muito em breve, com sua forca de vontade, estara correndo ao lado dos caopanheiros novamente.
    Sorte!

    Miguel.

    ResponderExcluir
  12. Caramba.... se cuida..., tô torcendo para sua recuperação.
    Regina Aoki (a Kiwi tá te mandando um beijo)

    ResponderExcluir
  13. Obrigada queridos por todo carinho e torcida. É difícil mesmo termos que abrir mão de algo que tanto amamos, nem que seja por um tempo. Mas o carinho de vocês chega até mim em forma de força e tenho certeza que não vou dar folga para vocês por muito tempo!!!! hehehe beijos a todos Ah, Regina retribua o beijo da minha musa inspiradora Kiwi

    ResponderExcluir
  14. Patrícia, fiquei sabendo do seu afastamento, ontem na prova e confesso que fiquei bastante chateada, pois sei da sua dedicação com o Agility porque faz com os seres que mais ama Petraki e Safira. Se Deus quiser, e ele vai querer, vc vai superar essa fase, vai ficar ótima e voltar com tudo pra pistas.
    Boa sorte e um grande bj

    ResponderExcluir