Páginas

21 fevereiro 2010

Dividindo uma angústia - opiniões

Pessoal, como todos sabem o Petraki é mega, super, hiper, ultra pilhado! Parte é genético e parte é minha culpa que tenho este perfil de superestimular tudo que me rodeia, afinal eu também sou super, hiper, ultra, mega pilhada! Enfim, o que acontece é que ultimamente tenho treinado muitas coisas com o Petraki e a Safira, além do agility tenho treinado muitos comandos, truques, etc. e temo que isso esteja aumentando a ansiedade de separação dele. Este cãozinho sempre teve ansiedade de separação comigo, mas ultimamente tem piorado e ele parece minha sombra.

O que está de fato me preocupando é que ele começou a lamber a pata excessivamente, no primeiro dia que notei ele realmente tinha um corte na base da almofadinha, mas agora não tem mais e não sei se é paranóia da minha cabeça, mas acho que ele tem se lambido além da conta.

Faço enriquecimento ambiental, monto esquemas para quando eu sair ele se distrair (espalho petiscos pela casa, uso garrafas pet com furinhos ração dentro, faço ele caçar sua comida, etc), não faço festa quando chego, etc....

A próxima ferramenta que por protocolo eu buscaria, seria o uso de alguma medicação para baixar a bola dele. Queria saber a opinião de vocês e principalmente daqueles que tem cães pilhados, coisa que não é difícil em borders e shelties.

10 comentários:

  1. Oi Patrícia!

    Obrigada pela força lá no Blog... ajuda a não desistir! =)

    Quanto ao problema do Petraki... a Guará é um pouco assim comigo. É do tipo que se eu deixo com alguém e vou à algum lugar, ela fica chorando e batendo pata no chão. Quando fica sozinha em casa, destrói bastante coisa, mas acho que é mais o caso de tédio...

    Eu não sei até que ponto a pilha da pista tem a ver. O Zael é super pilhado e não liga muito pra minha ausência, fica quietinho numa boa, assim como outros cães que conheço. A pilha deve vir do ambiente do Agility, de ver os outros cães fazendo, de ver as pistas e tal, e acho que não de você, saca a diferença?

    E quanto à remédios, eu sou totalmente contra terapia farmacológica para resolver problemas comportamentais, salvo situações específicas e bem especiais. Mas tem uma coisa que eu já usei, usaria de novo se precisasse e não faz mal nenhum: Florais de Bach. Ajudou muito o Zael a superar alguns medos dele...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ahn, e mais uma coisa! Eu também sou bem paranóica e acabo vendo muita coisa onde não tem! Muitas vezes a gente vê demais mesmo... O.o

    ResponderExcluir
  3. Bom, já ouvi vários treinadores dizerem q qto mais truques o cão aprende, mais ele fica ligado no condutor e mais obediente. Qdo eu só tinha o Enzo, tinha uma paciência de jó, para ensinar as coisas pra ele, mas aí foi vindo Backer, Ricco, Caco e a paciência foi por água abaixo. Qto a lamber a pata...Enzo, Backer e Ricco fazem isso direto...lambem muito, o Backer de tanto lamber ficou com uma marca horrorosa na parte branca da patinha, eu e o Jr estamos sempre pedindo para o Backer parar, mas vira e mexe ele lambe e não tem nada nela. Então resolvemos não dar ibope pra essas lambidas deles, pois vira paranóia mesmo da gente.
    Bjkas e "não" tira esse drive do Petraki, ele é um sheltie espetacular!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pati, vou dar o meu pitaco! hehehe
    Acho q deve ser um pouco de paranóia sua.
    Tenta ignorar qdo ele estiver lambendo ou chamar ele pra fazer alguma coisa, pra distraí-lo, sabe?
    Vc pode tentar florais tb. Se quiser posso tentar prepara uma combinação com sua ajuda (claro).
    Vc pode tb tentar o stop bite. Espirrar nas patinhas dele, ou onde ele costuma lamber.
    Se ele começar a lamber qdo vc está perto, levante e vá para outro comodo ou fazer outra coisa. Ignorando ele. Quanto a ansiedade de separação, eu tenho um Booklet muito legal da Patricia Mcconell. Se quiser, te empresto pra dar uma olhada, tá?
    Mas acho q ignorando, saindo de perto qdo ele fizer perto de vc e distraindo ele com outra atividade, já vai resolver! ;o)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. No início pode ser que ele estivesse lambendo por que estava machucado e começou a ver que tinha sua atenção por isso. Será que quando você não está perto ele também lambe? Só assim pra saber se é pra chamar tua atenção ou não. Mas remédio, nem pensar! Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho uma cachorrinha que tem essa mesma mania, não sei o por quê. Mas no caso, acredito que seja para chamar atenção mesmo. Tente mudar o foco dele, mas não entre com medicamentos e nem pare de pilha-lo não! :] Em último caso, faça como a Val disse, espirre algo que ele não goste muito nas patinhas.

    ResponderExcluir
  7. Meninas, quero agradecer muito as opiniões. Andei analisando o comportamento do Petraki esses dias, e acho que estou um pouco paranóica. Quero florais sim, para mim e para ele!
    Não tenho intenção em medicá-lo com alopatia, e a idéia também não é dopá-lo e sim baixar um pouco a ansiedade. Adorei ter alguém que o conhece um pouco para poder preparar os florais!!! Precisava realmente dividir essa angústia e o ombro de vocês me ajudou!!! E pelo visto é unanime não dar alopatia para ele! Obrigada mais uma vez. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Patriciaaaa!! Eu levo as coisas pra montar-mos o floral dele juntas, nesse final de semana, tá? Vc vai no Paulista, né?

    ResponderExcluir
  9. Xiiii.... a Val vai levar o caldeirão dela?!...

    Patricia, minha Nina tinha convulsões e depois dos Florais de Bach recomendado pelo veterinário, ela nunca mais apresentou o problema. Sei que seu caso é outro, mas acredito na receita para acalma-lo. Boa sorte.

    Miguel.

    ResponderExcluir
  10. hahahahah, tô com medo deste caldeirão. Mas vamos ver no que é que dá.

    Beijão a todos

    ResponderExcluir